HOMESCHOOLING

 

Ensino doméstico ou domiciliar

 

O que é homeschooling

Homeschooling vem do inglês home = casa e schooling = ato de estudar, ou seja, estudar em casa. Antes da disseminação das escolas para todos, apenas quem tinha condições se instruía e essa instrução era feita em casa, com professores particulares. Na Roma antiga alguns mestres ensinavam seus alunos nas ruas, embaixo de árvores, passando seu conhecimento. Mas a verdadeira escola sempre foi a família, a aldeia, onde os pais, avós, tios compartilhavam experiências com os mais novos e esses por sua vez também aprendiam observando, tentando e trocando as suas experiências uns com os outros.

Dentro do homeschooling existem alguns métodos de estudo, onde a família pode escolher seguir o currículo estabelecido pela autoridade educacional do país, estado, município ou região ou optar por um estilo mais livre, onde o aluno irá estudar de acordo com os seus interesses e curiosidades. Esse método é chamado de Unschooling ou Desescolarização, em português. A família pode ainda, escolher uma mistura dos 2 métodos.

Quer saber mais, clique no botão abaixo e fale conosco pelo whatsapp.

No que acreditamos

Para nós conhecimento é algo que se adquire e não que alguém nos ensina! A mente de um criança ou um jovem não é um pote vazio a ser preenchido com ideias e informações que alguém joga dentro dela, mas uma ferramenta, a mais importante do nosso corpo, a ser desenvolvida, instigada para que aprenda e pensar sozinha, se tornar crítica e exploradora. Acreditamos que cada um de nós tem uma essência com determinados interesses e que é diferente em cada pessoa. O papel dos educadores é o de estimular que cada criança ou jovem encontre seu próprio caminho e se torne um autodidata. Quem aprende a aprender será capaz de aprender qualquer coisa, buscando inclusive, a fonte correta de informações e a pessoa certa para ajudá-lo a aumentar o conhecimento cada vez mais.

Formas de aprender

O mundo que nos cerca é uma escola! Cada atividade que fazemos, cada lugar que conhecemos, cada pessoa que encontramos são oportunidades de aprendizado! Abaixo mostramos apenas alguns dos inúmeros lugares onde nossos filhos aprendem.

1

Pontos turísticos 

São excelentes lugares para se aprender, pois podem ser históricos, esportivos, com belezas naturais ou metropolitanos, mas sempre ricos de informações.

2

Motorhome ↓

É a nossa casa e, portanto, um lugar de aprendizado em família, com todo o conforto, aconchego e segurança.

3

← Bibliotecas

Apesar da internet, as bibliotecas continuam a ser fascinantes e interessantes, pois nem tudo está nas redes. São verdadeiros mares de oportunidade de aprendizagem.

4

Marcos históricos →

Nesses lugares estão pedaços da história do nosso país e de outros países. São os pontos exatos onde os eventos aconteceram!

5

Museus ↓

Acervos antigos, modernos, mas sempre ricos de informações sobre um determinado assunto. Visitar um museu é beber conhecimento!

6

← Parques

Existem vários tipos de parques e cada um tem a sua importância, desde nos proporcionar uma simples caminhada até nos ensinar através de monumentos, acervos, equipamentos, formações naturais, áreas de preservação, etc.

7

Cozinha ↓

Aprender a cozinhar é uma atividade que todo ser humano deveria saber! Na cozinha se aprende não só a fazer comida, mas se tem contato com a química, a física, a biologia, além de entender que precisa ajudar nas tarefas domésticas. Aprender a cozinhar nos torna independentes!

8

← Entrevistas

Fazer entrevistas nos dá a oportunidade de aprender em primeira mão o que o entrevistado tem a ensinar ao mundo e ainda nos permite poder fazer perguntas que os outros não poderão!

9

Oficinas →

Todo tipo de oficina ensina a consertar, reparar, cuidar de alguma coisa e isso é extremamente importante para a educação de qualquer criança e adolescente. Isso além de torná-los capazes os torna independentes!

10

Instrumentos musicais →

Através da música se desenvolve o cérebro, o gosto pela arte, se aprender a fazer parte de uma comunidade, a cuidar de um instrumento, etc.

11

Plantações ↓

Nas plantações aprendemos sobre os alimentos, sobre o trabalho do cultivo, sobre a importância da água e da terra, dos insetos, dos animais em geral, do vento, da chuva e do sol. Se aprende sobre a vida!

12

← Fábricas

Visitar fábricas é uma excelente oportunidade de aprendizado, pois entendemos como funcionam os processos de criação, desenvolvimento e fabricação de produtos, o que engloba todas as áreas da ciência.

Alguns dados sobre homeschooling

No Brasil

  • 7.500 famílias praticando atualmente
  • 15.000 estudantes entre 4 e 17 anos
  • crescimento > 2000% entre 2011 e 2018
  • presente nas 27 unidades da Federação
  • cresce a uma taxa de aproximadamente 55% ao ano

Clique nos botões abaixo e conheça:

No Mundo

  • Reconhecida, permitida ou regulamentada em mais de 60 países
  • Presente nos 5 continentes
  • Praticada em países de regimes de governo diversos, democráticos ou não
  • América do Norte: EUA, Canadá
  • América do Sul: Colômbia, Chile, Equador, Paraguai
  • Europa: Portugal, França, Itália, Reino Unido, Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria, Finlândia, Noruega, Rússia
  • África: África do Sul
  • Ásia: Filipinas, Japão
  • Oceania: Austrália, Nova Zelândia

Quantidade de alunos nos principais países

EUA

2.500.000

Canadá

95.000

Reino Unido

100.000

Finlândia

250.000

África do Sul

75.000

Austrália

30.000

Japão

40.000

Rússia

100.000

Filipinas

4.000

Chile

1.500

Itália

1.500

Portugal

1.000

Para quem quer um certificado

Não sabemos se nosso filhos desejarão seguir uma carreia que dependa de um curso superior, portanto optamos por matriculá-los em uma escola americana que fornece um certificado válido mundialmente, mas cujo método de ensino é o homeschooling/unschooling. Assim temos a liberdade de estudar como queremos e a possibilidade de obter uma certificação.

Quer saber mais, clique no botão abaixo e fale conosco pelo whatsapp.

×